quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Semiárido Nordestino

O Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Semiárido Nordestino é de suma importância para atenuar os graves problemas que passa a Região Nordeste e em especial o Estado do Rio Grande do Norte.

Mesmo porque há dificuldade de abastecimento a contento de milho no RN. Essa dificuldade está relacionada com a descontinuidade do Programa de Venda em Balcão dos estoques de milho por conta da falta do insumo nos armazéns da Companhia por longos períodos no decorrer dos anos. A proposta para solucionar esse entrave não é aumentar os locais de venda do insumo e sim disponibilizar sistematicamente os estoques em quantidades compatíveis com a demanda de consumo do Estado do Rio Grande do Norte.
 
É fato que existem críticas por parte dos clientes do Programa quanto a irregularidade e sobre a baixa quantidade ofertada do produto nos armazéns da CONAB. O Programa não vem atendendo à alta demanda existente, pois observa-se que a irregularidade na oferta do insumo é quase uma constante.
No que diz respeita à logística para distribuição do insumo na capital e no interior do Estado do Rio Grande do Norte, pode-se considerar que as distâncias são compatíveis – não chega a 100 km do município mais distante até a sede da Unidade Armazenadora.

Distância média entre as Unidades Armazenadoras do RN e os municípios atendidos pelo Programa Venda em Balcão - (Em km)

Unidade Armazenadora
Distância média entre as UA's e municípios atendidos - (Em km)
Caicó
60,45
João Câmara
60,82
Assu
62,13
Umarizal
65,57
Currais Novos
68,19
Natal e Caiapós
93,76
Mossoró
98,40
Fonte: Conab/RN

 
A capacidade de armazenagem do Estado do RN (33.800 toneladas) é suficiente para estocagem de todo o milho consumido no ano. Na prática, o que vem ocorrendo é que na maior parte do ano essa estrutura de armazenagem fica ociosa por falta de produto para estocagem. Por isso, é necessária a continuação permanente da oferta de milho em quantidades suficientes ao atendimento da demanda.
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário