quinta-feira, 3 de março de 2016

Conab lança livro histórico do cultivo de arroz

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) acaba de lançar o livro A Cultura do Arroz, com temas ligados à engenharia de alimentos, nutrição, estatística, logística, agronomia e economia deste produto, que é o cereal de maior consumo no mundo e tem forte influência nos hábitos alimentares da população brasileira.
Organizada em quatro partes, a publicação traz inicialmente aspectos nutricionais e alimentícios do cereal, com histórico, formas de consumo e o processo de pós-colheita, passando por formas de industrialização e padrões de comercialização. Numa etapa seguinte, destaca a produção realizada nos diversos estados, abordando os sistemas típicos de plantio, a potencialidade das áreas, produtividade e principais cultivares, pragas e doenças, entre outros.
A questão da armazenagem é outra preocupação do estudo. A pesquisa situa as condições oferecidas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso que são responsáveis por 85% do arroz produzido no país. Faz, por exemplo, o comparativo da capacidade estática com a produção e a caracterização dos equipamentos de armazenagem localizados nas microrregiões produtoras.
Artigo especial sobre o arroz, sobretudo o vermelho do Rio Grande do Norte, de nossa autoria, faz parte do livro.
A publicação A Cultura do Arroz poderá ser acessada na página eletrônica da Companhia (www.conab.gov.br), e ainda, diretamente pelo link: http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/16_03_01_16_56_00_a_cultura_do_arroz_-_conab.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário