sexta-feira, 31 de julho de 2015

Tomate orgânico


Parceria entre a Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ) e o Supermercado Zona Sul vai levar às prateleiras cariocas, a partir de agosto de 2015, o Tomatec, o tomate sem resíduo de agrotóxico. O Tomatec surge como uma nova opção para o consumidor, unindo dois aspectos:
1 - é mais saudável porque o tomate chega ao consumidor livre de resíduos de agrotóxicos, conforme foi comprovado por exames dos frutos em laboratórios da Fiocruz e;
2 - atende questões de segurança alimentar, devido a maior oferta durante todo o ano.
 
O acordo firmado entre a Embrapa e a Rede Zona Sul diz que todo tomate disponível no supermercado será do tipo italiano (muito usado em saladas e com ótima aceitação em restaurantes), produzido com a tecnologia Tomatec. Essa produção é orientada pela Embrapa Solos.

O Tomatec envolve o trabalho de conservação de solo e água com a introdução do plantio direto do tomate na palhada. Associadas ao plantio direto foram introduzidas técnicas de fertirrigação, manejo integrado de pragas (MIP) e a proteção física do fruto por meio do ensacolamento das pencas de tomate com papel do tipo granapel.

O sistema de produção do Tomatec produz um fruto limpo, resistente e de excelente aparência, com selo de qualidade e rastreabilidade, o que permite ao produtor obter melhor preço pelo produto no momento da comercialização.
 
Espera-se que a Embrapa estenda esse modelo para os demais estados brasileiros, principalmente os da Região Nordeste, já que é alto o déficit de produção e oferta de alimentos orgânicos nos estados nordestinos.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário