segunda-feira, 2 de junho de 2014

Vinho potiguar!

Na Serra do Camará, do lado do Rio Grande do Norte, é onde está localizada a microrregião de São Miguel, distante 445 km de Natal, pertencente à mesorregião Oeste Potiguar, formando, com outros municípios, a Região do Alto Oeste Potiguar, também conhecida e apelidada de Tromba do Elefante.


Pois bem, em São Miguel / RN, especificamente na Fazenda São Gonçalo, é onde está instalada a Microvinícola SG Agro, que ainda como projeto piloto desenvolveu a atividade da vitivinicultura com 2 hecatres de cultivares de uvas. Toda produção da parreira foi destinada para elaboração de sucos e vinhos de boa qualidade.

Renomados enólogos que foram convidados para analisar os vinhos deram excelentes notas, relatou José Laércio Rodrigues - Engenheiro Agrônomo e responsável pelo cultivo das uvas da Microvinícola SG Agro.

Especialistas da Embrapa Uva e Vinhos também estiveram na vinícola e avaliaram a qualidade sensorial dos produtos, particularmente quanto à intensidade de coloração, tonalidade, aroma, equilíbrio de sabor, doçura, taninos, acidez e persistência, cujos resultados foram satisfatórios e surpreendentes.

Os resultados, ainda preliminares, apontaram para a identificação de diversas cultivares com bom potencial de adaptação à Região da Serra do Camará, a qual se distingue pela ondulação da paisagem, elevada altitude e clima particular de elevada amplitude térmica, com temperaturas amenas. As informações prestadas pelo Engenheiro Agrônomo da empresa indicam que a propriedade rural conta com disponibilidade de água de qualidade apropriada para a atividade da vitivinicultura.

O plano da Microvinícola SG Agro continua em execução. Espera-se, ainda, que em 2014 sejam plantados novos parreirais, correspondentes a 2 hectares de uva.

Os estudos visando o aprimoramento da atividade ainda prosseguem, sobretudo visando à identificação dos aspectos relativos à adaptação das variedades às condições geográficas da região.

Tivemos a oportunidade de degustar tanto os vinhos (tinto e branco) quanto o suco (integral) artesanais e produzidos no município de São Miguel / RN, que muito agradaram!


3 comentários:

  1. Quem disse que no Nordeste não se produz bons vinhos?
    A experiência exitosa vinda das terras potiguar está aí para confirmar.
    Valeu Gonzaga, parabéns pela iniciativa da divulgação!
    Boa sugestão para os brindes de agosto (rsrsrs).
    Abraço.
    Salu

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amigo Salu. Conto com suas valiosas observações!
    Abraços,
    Gonzaga

    ResponderExcluir
  3. Nunca imaginei qur tao perdo de mim(PB)teria essa referência de vinho, quero muito poder experimentar.

    ResponderExcluir