terça-feira, 3 de junho de 2014

Alimentos com agrotóxico acima do permitido no Brasil

Consumir ou não consumir alimentos com agrotóxicos? Essa é uma decisão que nos deixa preocupados. O certo, porém, é que devemos manter cuidados especiais com o consumo de alimentos com agrotóxico. Por isso, o blog disponibiliza informações consideradas relevantes para decisão dos leitores.

O último relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA aponta que frutas, legumes e verduras consumidas pelos brasileiros apresentam altas taxas de resíduos de agrotóxico.
O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos mostra que em torno de 40% das amostras analisadas em 2012 e 30% de 2013 apresentaram irregularidades. Isso é muito grave! Devemos ficar atentos!
Dois tipos de irregularidades foram identificados pela pesquisa feita pelo órgão. Uma, quando a amostra contém agrotóxico acima do Limite Máximo de Resíduo Permitido e a outra quando o modelo apresenta resíduos de agrotóxicos não autorizados para os alimentos que serão disponibilizados para os consumidores.
A ANVISA analisou treze alimentos monitorados: abacaxi, alface, arroz, cenoura, feijão, laranja, maçã, mamão, morango, pepino, pimentão, tomate e uva. Outros tantos alimentos estão na pauta da instituição. A escolha dos alimentos baseou-se nos dados de consumo obtidos pelos estudos feitos pelo IBGE, levando em consideração a disponibilidade destes alimentos nos supermercados brasileiros e no perfil do uso de agrotóxicos nestes alimentos.
A preocupação se estende ainda quando se observa que novos agrotóxicos estão sendo detectados no Brasil, com destaque para o azaconazol e o tebufempirade (ANVISA 2013).

Por isso, devemos levar a sério essas recomendações e procurar optar por alimentos orgânicos.

A oferta de produtos orgânicos no Nordeste ainda é muito baixa. E no Rio Grande do Norte é ainda mais precária!




Nenhum comentário:

Postar um comentário