segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Os orgânicos precisam de qualificação

O mercado de orgânicos no Brasil continua em franca expansão, diante da crescente demanda por parte dos consumidores em adquirir produtos mais saudáveis, sustentáveis e livres de substâncias químicas. 

Por outro lado, os produtores de orgânicos, muitas vezes, por falta de planejamento, trabalham com um volume de produção que não condiz com as demandas do mercado.

Resultado: para não perder dinheiro, esses produtores, com frequência, são obrigados a vender orgânicos como se fossem convencionais. 

Os agricultores precisam aprimorar o planejamento de suas propriedades, selecionando as variedades que podem ser oferecidas no mercado conforme a demanda. 

O Ministério da Agricultura mantém um cadastro atualizado de produção orgânica no Brasil que comprova o crescimento do setor. Até dezembro de 2015, foram registradas 11.654 unidades certificadas. A Sociedade (SNA) relaciona esse aumento à demanda por alimentos orgânicos que podem ser comercializados com margem maior que os convencionais, e ao desejo dos produtores de potencializar os recursos da propriedade, se tornando menos dependentes, e reduzindo o custo de insumos externos, sobretudo frente à desvalorização do real.

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