A cultura do tomate no Brasil é a mais importante dentre as hortaliças, tanto no âmbito econômico, quanto no social, pelo seu grande volume de produção e geração de empregos. Segundo a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas de Hortaliças (ABCSEM), a produção de tomate fresco movimenta atualmente no País quase R$ 10 bilhões no varejo e gera uma massa salarial de mais de R$ 400 milhões no campo. Números que devem aumentar ainda mais ao longo dos próximos anos no Brasil, segundo a entidade.
De
acordo com Steven Udsen, presidente da ABCSEM, o aumento do consumo de tomates
de alto valor agregado, o uso de sementes de alta qualidade e a adoção de
boas práticas agrícolas aliadas à tecnologia são as principais tendências que
contribuirão para ampliar e movimentar ainda mais este mercado.
A
crescente preocupação com a saúde tem impulsionado os brasileiros a
consumirem cada vez mais alimentos saudáveis, como as hortaliças, com
destaque de modo especial, para as que possuem um apelo diferenciado, aliando
qualidade do fruto, sabor, praticidade e maior tempo de conservação. Neste
sentido crescem também, gradualmente, os segmentos das variedades do tipo
Grape e Italiano, dentre outros tomates especiais, para atender esta demanda
específica do consumidor”, explica Udsen.
Outros
pontos significativos para o crescimento do mercado de tomate fresco, segundo
ele, são a utilização de variedades de sementes cada vez mais resistentes às
principais doenças e adaptadas às condições de clima e solo brasileiros, bem
como o emprego de formas de cultivo e manejo mais tecnificadas, que melhoram
os índices de qualidade e produtividade dos tomates a campo.
A
indústria sementeira está entregando sementes com um pacote tecnológico cada
vez mais eficiente ao produtor rural, proporcionando melhorias significativas
na produção e na rentabilidade. Há também o emprego de técnicas de manejo
mais eficientes, como o melhor uso da fertirrigação e a migração de algumas
áreas para o cultivo protegido, que possibilita um menor índice de perdas,
maior regularidade na oferta e na qualidade do produto para o mercado”,
ressalta Udsen.
Outras questões importantes neste cenário de crescimento do mercado nacional de tomate fresco envolvem o emprego de melhorias na logística e na forma de comercialização do produto pelo produtor rural. Uma forte tendência, que passará a ser uma exigência dos pontos de venda e dos consumidores, assim como já ocorre na Europa e nos Estados Unidos, é a adoção da rastreabilidade, rotulagem e embalamento dos produtos, tendo como compromisso a qualidade e a padronização no momento da venda. “Estas melhorias precisam ser vistas pelo produtor rural como formas de aumentar sua lucratividade, pois o ajudarão a agregar mais credibilidade e visibilidade ao seu produto”, comenta o presidente da ABCSEM.
O
tomate é uma hortaliça extremamente saudável. Ele possui licopeno, substância
responsável pela coloração vermelha, rica em antioxidantes que combatem os
radicais livres, retardam o envelhecimento, protegem o sistema cardiovascular
e inibem alguns tipos de câncer. A hortaliça possui ainda vitaminas C, A e
B9, além de sais minerais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio.
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Fonte: Agrolink
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