quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Açaí continua em alta

O fruto do açaizeiro é o açaí. Ele é nosso! Tipicamente brasileiro. Na floresta amazônica é onde mais se desenvolve. É um alimento rico em proteínas, fibras e uma variedade de vitaminas. Seu consumo cresce em todos os estados brasileiros.

O estado do Pará é o maior produtor nacional. A atividade de produção se dá por meio do extrativismo – maior parte, e mais recentemente, por cultivo assistido e com uso de tecnologia. Só o estado do Pará produz anualmente mais de 800 mil toneladas de açaí. Além de ser o mais importante produtor brasileiro, o Pará também é o maior consumidor.

A maior parte da produção de açaí é oriunda do pequeno produtor rural, ou seja, predomina na atividade à agricultura familiar.

Como a demanda pelo produto cresce a cada ano, os preços vem se mantendo elevados e remuneradores, mesmo com a forte atuação dos atravessadores. Atualmente os extrativistas paraenses estão recebendo até R$ 4,00 por quilo do produto. Já no estado do Amazonas, onde predomina o extrativismo, o preço recebido pelo produtor rural é menor – em média R$ 1,50/kg.

Outro fator que vem beneficiando o agricultor de açaí é a crescente demanda pelo produto por outros estados brasileiros e países.


Além do mercado convencional, existem instrumentos oficiais que amparam os extrativistas, sobretudo na comercialização do açaí. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário