segunda-feira, 9 de junho de 2014

Alternativa para aumentar a produção agrícola do RN

Uma das inúmeras alternativas para amenizar a pouca oferta de alimentos, tanto para a população como para os animais, é investir na construção de micros e pequenos açudes no interior do Rio Grande do Norte, visando utilizar a água por meio de irrigação para melhor produzir.

Para que isso se concretize, basta promover a disponibilização de recursos financeiros para a construção criteriosa dos micros e pequenos açudes nas propriedades rurais devidamente identificadas e com potenciais de produção agrícola.

Com a reserva de água, os produtores norte-rio-grandenses estarão mais bem preparados para enfrentar as instabilidades climáticas que têm gerado, nos últimos anos, longos períodos de estiagens e prejuízos à economia do Estado.

A adoção de um programa estruturante de irrigação deverá passar por uma criteriosa escolha das propriedades rurais, dando prioridade para àquelas detentoras de potenciais agrícolas para a produção de alimentos e pastagens, e pela capacitação dos produtores rurais, oferecendo-lhes assistência técnica sistemática e maior possibilidade para o uso de tecnologia de produção.

O projeto deverá visar, ainda, o fortalecimento da infraestrutura hídrica com ampliação e desassoreamento dos rios, lagoas e açudes já existentes, barragens submersas e perfuração e instalação de poços tubulares, amazonas, cacimbões e cisternas.

Do contrário, permaneceremos no ostracismo agrícola!


Nenhum comentário:

Postar um comentário