Cresce o mercado de alimentos orgânicos no Brasil. Estima-se que o
incremento ultrapasse 30% no decorrer deste ano. A expectativa do setor é
que sejam movimentados em torno de R$ 2 bilhões em 2015, com oferta diversificada
e preço compatível para o consumidor brasileiro.
O Projeto Organics Brasil, desenvolvido pelo Instituto de Promoção
do Desenvolvimento em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos) vem acompanhando os dados e
mantendo as estatísticas atualizadas. Segundo o instituto, o número ainda é
muito pequeno quando comparado com o faturamento mundial do segmento, que
foi de US$ 64 bilhões em 2013, liderado pelos Estados Unidos (US$ 35
bilhões), seguido pela Alemanha (US$ 7 bilhões) e Canadá (US$ 4,4 bilhões).
No entanto, o potencial de crescimento tem animado pequenos empreendedores brasileiros
e estimulado as grandes redes a adotar uma política de vendas diferenciada
para os alimentos orgânicos.
O processo de comercialização conta com a inovação e o avanço do
Organomix, supermercado on-line de produtos naturais e orgânicos, que
atualmente mantém cerca de 4 mil itens listados (frutas, verduras,
embutidos, laticínios e até vinhos). Esse tipo de empreendimento cresce
sobretudo nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Portanto, agora aparece mais uma ótima oportunidade para
investimentos nos grandes centros nordestinos.
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