No âmbito do agronegócio
brasileiro, o comércio de plantas e flores no Brasil vem se tornando a cada ano
mais competitivo. Tem registrado, nos últimos tempos crescimento em torno de 12%
ao ano.
Tudo isso por conta do
crescimento do setor, que vem alcançando produtividade, qualidade e diversidade
dos produtos disponibilizados no mercado brasileiro.
A expectativa do Instituto
Brasileiro de Floricultura – Ibraflor e das demais instituições ligadas ao
setor, é que o mercado de plantas e flores movimento mais de R$ 4,8
bilhões/ano.
Ainda segundo essas
fontes, o Brasil conta, atualmente, com 7,6 mil produtores de flores e plantas.
São cultivadas mais de 350 espécies e cerca de três mil variedades. É
responsável por mais de 193 mil empregos diretos.
Os Estados de São Paulo, Rio
de Janeiros e Ceará, são os maiores produtores de flores e plantas do Brasil,
respectivamente.
Entretanto, o maior
produtor, consumidor e exportador de flores e plantas ornamentais do Brasil é o
Estado de São Paulo. Detém mais de 75% da produção nacional. Outros destaques
são: Santa Catarina, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Minas
Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Bahia, Espírito Santo, Amazonas e Pará.
A Região Nordeste é a
maior produtora de flores tropicais do Brasil. Os estados que mais se destacam
são: Ceará, Pernambuco, Alagoas e Bahia.
O Estado do Ceará, por
possuir áreas serranas, destaca-se no Nordeste como um dos principais
produtores de flores temperadas, além das tropicais. A floricultura cearense
conta com apoio governamental por meio de um programa específico voltado ao
desenvolvimento do setor.
Com isso, o Ceará se
tornou o maior exportador brasileiro de rosas e flores tropicais e vice-líder
na exportação de flores frescas cortadas do Brasil.
No Rio Grande do
Norte, o apoio governamental ainda é insignificante. A ausência da assistência
técnica está entre os principais gargalos para que o setor posse se desenvolver
mais ainda. Além disso, verifica-se reduzida mão-de-obra
qualificada. É preciso melhorar a capacitação da gestão, disponibilização de capital
de giro, aumentar a competitividade e o maior uso de tecnologia na atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário