A safra brasileira de
grãos cresce a cada ano. A capacidade de armazenagem não evolui a contento. As exportações de soja e milho aumentam a cada safra. Por conta disso, os produtos
agrícolas precisam ser transportados para os portos e para os polos de
abastecimento interno.
Atualmente, 58% de toda a
produção brasileira são transportados por meio de rodovias. Essa logística danifica
as estradas por conta do excesso de cargas, e também é responsável pelo
trânsito congestionado nas principais rodovias brasileiras.
Com o objetivo de melhorar
a logística de escoamento da produção, o Plano
Nacional de Logística e Transporte – PNLT fez as seguintes projeções de modificação
da malha viária brasileira, até 2025:
- Rodoviário: de 58% (atuais) redução para 30%;
- Ferroviário: de 25% aumento para
35%;
- Aquaviária: de 13% aumento para
29%;
- Dutoviário: de 3,6% aumento para 5%;
- Aéreo: de 0,4% aumento para 1%.
Acreditamos que com isso, o
país ficará menos dependente do sistema rodoviário.
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